Ainda antes de começar a ler, de certeza já há muitas pessoas a pensar que andar, só andar, não é Cardio (exercício cardiovascular). Essas, muito provavelmente, são as que mais beneficiarão em perceber que não é assim, que andar não só é uma opção para treino cardiovascular como também é uma das melhores.
Então: Andar é ou não uma forma de Cardio? Se aumenta a frequência cardíaca e respiratória, fortalece o coração, aumenta a resistência e melhora a saúde do sistema circulatório, acho que não há grandes dúvidas! Está respondido!
Além disso, e é aqui que para mim começam os seus maiores benefícios, é uma forma de Cardio altamente ajustável à capacidade de cada um, pois posso andar mais rápido, mais devagar, a subir, a descer, em terreno mais duro ou em superfícies instáveis. Qualquer pessoa consegue andar, com exceções por motivo de doença ou outras limitações físicas, obviamente.
A intensidade aqui é chave e só mexendo nessa variável, assim como na duração da caminhada, posso progredir imenso.
Quanto à facilidade de calçar umas sapatilhas, sair para a rua e ir caminhar, acho que não preciso de gastar o meu latim: mais acessível e democrático é difícil.
Então e correr?
Chegados aqui, muitos estarão a pensar: “Ah, mas então prefiro correr! Também é só calçar as sapatilhas, sair para a rua e correr, e além disso ainda consigo gastar mais calorias e ganhar mais resistência!”
Pois… só que não!
Se andar é algo quase inato em nós, uma capacidade que adquirimos desde cedo, e nunca mais deixamos de praticar, já correr é uma competência mais exigente, que tem uma técnica específica, e que a grande maioria deixou de praticar quando deixou a escola primária.
A verdade é que nem todos sabemos correr, assim como nem todos sabemos andar de bicicleta ou de patins… Correr exige um processo de aprendizagem mais prolongado, ajustamentos biomecânicos e uma sobrecarga para que nem todas as pessoas estão preparadas numa fase inicial. A somar a isto, se pensarmos que muitas pessoas têm excesso de peso e não têm o hábito de praticar exercício, mais do que não trazer benefício, a corrida vai ser prejudicial e acentuar problemas articulares adormecidos.
Para não me alongar mais: comecem por andar, explorem bem as suas potencialidades, e se tiverem o gosto e ganharem essa capacidade, logo pensam em correr a partir de uma base mais sólida.
Plano para Caminhada:
Segunda-feira: 20’ ao acordar + 20’ depois do jantar
Terça-Feira: 10’ depois de cada uma das refeições principais (PA, Almoço e Jantar)
Quarta-Feira: 20’ ao acordar + 20’ depois do jantar
Quinta-Feira: 10’ depois de cada uma das refeições principais (PA, Almoço e Jantar)
Sexta-Feira: 20’ ao acordar + 20’ depois do jantar
Sábado: 1hr em passo moderado que permita manter uma conversa
Domingo: 20’ a subir + 20’ a descer